Conciliação bancária: como acabar com os erros de lançamentos, fraudes ou até mesmo desvios de dinheiro?
Gerenciar o setor financeiro de uma empresa e fazer o controle adequado das finanças é essencial para o sucesso dos negócios. E uma das operações que não pode ter falhas é a conciliação bancária, já que erros nessa etapa podem comprometer não somente o planejamento financeiro como também a credibilidade da sua empresa.
Já parou para pensar que uma das consequências de não realizar a conciliação bancária é a discrepância entre as finanças reais e aquelas lançadas no controle interno? Afinal, como justificar erros no lançamento, fraudes ou até mesmo desvios de dinheiro perante o fisco? Quando se trata da saúde financeira do negócio, cada centavo deve ser contabilizado e devidamente registrado.
A conciliação bancária é o recurso da gestão financeira que permite comparar os registros do banco com informações do sistema interno da empresa. Dessa forma possibilita a conferência das operações realizadas. Sendo assim a possibilidade de ter um maior controle e acompanhamento.
Além da conciliação bancária fazer as correções necessárias, esse tipo de tecnologia proporciona redução de tempo do funcionário, já que o recurso exige menos tempo gasto com a digitação de dados. Dessa forma, economizando tempo, a empresa pode economizar dinheiro também com um quadro de funcionários mais enxuto.
Quais os benefícios da tecnologia de conciliação bancária?
Organização
Através de conciliação bancária, o setor financeiro passa a organizar os documentos e centralizar as informações das reconciliações para garantir a consistência dos resultados. Assim, evitando a perda de conhecimento e controle com a saída de membros da equipe.
Automatização
Com a automatização da conciliação bancária, consegue-se eliminar processos manuais em planilhas ou esforços desnecessários de manutenção de macros. Com a tecnologia, é possível agendar e automatizar processos de limpeza, cálculo e reconciliação de dados, assim como a geração de relatórios.
Integração de dados
A tecnologia de conciliação bancária permite a integração completa de informações e processos com importação de diversos arquivos.
Controle e relatórios
Através da criação de fluxos de aprovação de conciliações entre preparadores, revisores e aprovadores, podem-se gerar relatórios automaticamente, sem a necessidade de juntar montes de papel em sua mesa.
Como funciona a tecnologia de conciliação bancária?
Importação de Extrato Bancário
O sistema de conciliação bancária faz a importação do extrato bancário gerado pelo internet banking do seu banco, importando os formatos OFX (utilizado pela maioria dos bancos) e planilhas Excel.2.
Conciliação dos Lançamentos
Depois de feita a importação, é carregada uma tela exibindo todos os lançamentos encontrados no extrato. Após essa etapa, a tecnologia de conciliação bancária automaticamente procura dentro do módulo financeiro (receitas, despesas ou mov. bancário) para verificar se cada um desses lançamentos foi cadastrado. Caso o lançamento seja encontrado, o sistema automaticamente faz a baixa do registro, caso contrário, o usuário tem a opção de cadastrar o lançamento automaticamente.
Assim tudo fica mais fácil! Além de corrigir as falhas humanas, esse tipo de sistema de gestão é seguro e trará ainda mais sucesso para os seus negócios. Quer saber mais? A TDS Enterprise trabalha com dois dos melhores sistemas de gestão, o TOTVS RM e SAP Business One que podem otimizar e gerenciar o departamento financeiro da sua empresa e ajudar a realizar a conciliação bancária com muito mais agilidade. Além disso, conta com um time excepcional de consultores qualificados para solucionar qualquer dúvida. A empresa trabalha também com serviços de Business Intelligence.
Gostou do conteúdo sobre tecnologia de conciliação bancária? Acompanhe todas as novidades no nosso blog e nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn da TDS Enterprise.
E não deixe de ler também: “Saiba como fazer os relatórios financeiros com agilidade e sem erros”, “Conheça os sistemas de gestão empresarial TOTVS RM e SAP Business One”, “O ERP é acessível para pequenas e médias empresas?”, “Business Intelligence (BI): Como ele pode ajudar a sua empresa”.